Logo

'Flurona': Minas tem primeira suspeita de infecção dupla de covid-19 e gripe

Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, investiga o primeiro caso de infecção dupla por Covid-19 e Influenza (gripe) a chamada ‘Flurona’. A prefeitura da cidade, em nota enviada na manhã desta terça-feira (04), não deu detalhes sobre idade, sexo e estado de saúde da pessoa que está com suspeita da contaminação.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

De acordo com a administração municipal, “a investigação epidemiológica está em andamento”. A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) para saber se a pasta já foi notificada do caso e se acompanha outros registros suspeitos em Minas, mas nenhum retorno foi obtido até a publicação desta matéria.

Em Belo Horizonte, conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde, não há notificações para a 'Flurona' até esta terça-feira.

No Brasil, já foram confirmados pelo menos quatro casos de Flurona. Três registros foram no Ceará e, segundo a Secretaria da Saúde do Estado nordestino, os diagnosticados são dois bebês de um ano e um homem de 52 anos. Os três já receberam alta. O outro caso foi registrado na cidade do Rio de Janeiro, em um adolescente de 16 anos. A informação foi divulgada pela TV Globo.

A coinfecção pelos vírus Sars-Cov-2 (Covid-19) e influenza (gripe) é mais comum no Brasil do que os números sugerem, aponta o infectologista Bernardo Montesanti Machado. A preocupação, segundo o especialista, fica por conta dos efeitos do duplo diagnóstico no quadro clínico dos pacientes.

De acordo com o médico, a dupla infecção ganha força com a redução das medidas contra a Covid-19. “As medidas de proteção contra coronavírus fizeram com que os outros vírus parassem de circular. Agora, a dinâmica social de interações voltou à normalidade. Isso fez alguns vírus serem retomados”, diz o médico do Laboratório Hilab.

Da redação com O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks