Logo

Em BH, leitos de enfermaria no SUS para Covid estão com lotação máxima

Os leitos de enfermaria para Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) chegaram à lotação máxima em Belo Horizonte. Segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (4), a taxa de ocupação na rede pública está em 105%.

Fila para entrar no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4) — Foto: Reprodução/TV GloboFila para entrar no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4) — Foto: Reprodução/TV Globo

São 220 leitos para 231 pacientes. O número de vagas é o mesmo desde o dia 18 de dezembro. Onze pacientes estariam à espera de internação.

Quando considerados os leitos de enfermaria do SUS e da rede suplementar, o índice de ocupação está em 75,1%, nível de alerta vermelho. São 466 vagas, no total.

Já a ocupação total de leitos de UTI para pacientes com coronavírus está em 64,2%, nível de alerta amarelo. No SUS, a taxa chega a 78,8%.

O número médio de transmissão por infectado (RT) também está em alerta amarelo, em 1,17, o que significa que cada 100 pessoas transmitem a Covid-19 a outras 117.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disse que "pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nas enfermarias, pois os sintomas são muito parecidos".

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, os 11 pacientes que estariam na fila foram levados para leitos que tinham sido desmobilizados para Covid após controle da pandemia. Até o fim de semana, 70 leitos serão abertos na enfermaria para atender a demanda.

"A gente já teve mais de 700 leitos de enfermaria que foram remanejados pra outras doenças. Esses pacientes estão ocupando esses outros leitos. Eu já estou negociando com os hospitais a transformação, de novo, de leitos de outras doenças para leitos de doenças respiratórias. Estou negociando já com a Santa Casa, com o Hospital da Baleia, com o Hospital São Francisco, com o Hospital Evangélico a transformação de cerca de 70 leitos, de novo, pra doenças respiratórias", disse o secretário.

O g1 vem mostrando, ao longo das últimas duas semanas, o desespero de várias pessoas que passam horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos centros de saúde à espera de um médico.

Até esta terça-feira, a capital mineira tem 296.207 casos confirmados de Covid-19 e registrou, desde o início da pandemia, 7.096 mortes.

Vacinados

Segundo o boletim de segunda-feira (3), Belo Horizonte completou 100,5% da população com 12 anos ou mais vacinada com a 1ª dose ou dose única. O índice de vacinados com a 2ª dose ou dose única é de 93%, e com a dose de reforço ou adicional, de 24,2%.

Com g1

 



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks