Logo

Chuva em Abaeté: Prefeitura mobiliza campanha para ajudar desabrigados e monitora áreas afetas

Uma campanha mobilizada pela Prefeitura de Abaeté arrecada roupas e móveis para as famílias que ficaram desabrigadas após o Rio Marmelada transbordar e inundar casas na madrugada de quarta-feira (5). Nesta quinta (6), a Prefeitura informou ao g1 que está fazendo um levantamento da situação e disponibilizou pontos de arrecadação para as doações. Veja abaixo como ajudar.

Foto: Reprodução InternetFoto: Reprodução Internet

De acordo com os levantamentos preliminares do Agente Regional de Defesa Civil, subtenente Rodrigo Oliveira, não houve feridos e não ocorreram desmoronamentos e desabamentos.

Inicialmente, a Defesa Civil havia dito que pelo menos 60 casas tinham sido inundadas e cerca de 300 pessoas estavam desabrigadas. Entretanto, o órgão informou nesta quinta que três famílias, no total de nove pessoas, estão desabrigadas e outras 52 pessoas desalojados.

A previsão é que a chuva continue até sexta-feira (7) no Centro-Oeste de Minas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, há possibilidade de chuva entre 30 mm e 60 mm por hora ou 50 mm e 100 mm por dia, além de ventos fortes.

Doações

De acordo com a Prefeitura, as doações poderão ser entregues no Centro Municipal de Educação Infantil Conceição Gorgozinho, no Bairro São Pedro, e na Secretaria de Assistência Social de Abaeté, localizada na Avenida Barão do Indaiá, 612.

A Prefeitura informou que, desde quarta-feira, várias doações chegaram e o município está acolhendo as famílias desabrigadas. O secretário de Assistência Social, Rossini Curi Gontijo, disse ao g1 que as técnicas da pasta farão contato com o responsável de cada família afetada para um levantamento da situação com cada uma delas.

Entenda o caso

O Rio Marmelada, em Abaeté, transbordou na madrugada de quarta-feira (5) e inundou casas nos bairros Progresso, São Pedro, Jardins e Maria de Lourdes. A Defesa Civil informou ao g1 que pelo menos 60 casas foram inundas e cerca de 300 pessoas estavam desabrigadas. A Prefeitura disse que pediu apoio da Polícia Militar (PM), pois algumas pessoas apresentam resistência em deixar as casas.

A Defesa Civil explicou que está chovendo no município desde o início da semana. No entanto, na madrugada de quarta a chuva foi mais intensa na cidade e na cabeceira no Rio, localizada entre os municípios de Cedro do Abaeté e Serra da Saudade.

Desabrigados

Á reportagem, a Prefeitura disse que acompanha a situação. Ainda segundo o Executivo, foram disponibilizados toda a frota de caminhões para auxiliar no transporte dos pertences das famílias. A população de Abaeté também envia ajuda aos moradores, segundo a Prefeitura.

A Administração Municipal informou também que a Creche Conceição Corgosinho e o Salão Paroquial foram disponibilizados para receber os desabrigados.

Da Redação com G1



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks