Logo

Cartórios de Minas registram mais de 8 mil divórcios em 2021; saiba como solicitar pedido online

É, não deu certo pra muita gente. Tristeza para uns, livramento para outros. Em Minas Gerais, o número de divórcios aumentou, conforme dados recém divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil. Foram 8.025 no ano passado. Em 2020, foram cerca de 7.900 registros do tipo nos cartórios de notas mineiros.

 Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

Os motivos, é claro, variam de casal para casal, mas uma ferramenta tem dado um empurrãozinho para o fim do matrimônio: desde julho de 2020 dá pra entrar com o processo de divórcio de forma on-line.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil - Minas Gerais, Vitor de Melo e Moraes, afirma que o serviço pelo computador tem tido uma boa adesão.

“Não só o divórcio, mas outros atos também. A procura está sendo cada dia maior até entre as pessoas que moram perto do cartório. A pessoa prefere ficar em casa, no escritório a vir ir ao cartório”.

Vitor de Melo explicou quais são os procedimentos adotados pela plataforma para a entrada do divórcio. “O preparo do ato é idêntico ao processo físico. A pessoa deve enviar, previamente, para o cartório a documentação necessária para o preparo. São eles: identidade, CPF e certidão de casamento. Além disso, é necessário observar se há bens a partilhar e isso interfere no custo”.

Hoje, um divórcio sem bens a partilhar no estado de Minas custa em torno de R$700. “O valor vai variar um pouco pela quantidade de documentos que deverão ficar arquivados”, explicou. Já com bens a partilhar, a análise tem que ser feita caso a caso.

Além do divórcio, os cartórios de notas oferecem outros serviços de forma online. “Pela plataforma do e-notariado, o cidadão já pode praticar escrituras de compra e venda, de doação, inventários, procuração, autorização eletrônica de viagem para menor, reconhecimento de firma por e autenticação do documento eletrônico.”

Com Itatiaia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks