De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Nogueira, as empresas enfrentaram queda que deve chegar a 26% nas vendas no último trimestre de 2008. Os números referentes a dezembro de 2008 ainda não foram fechados, mas estima-se que as vendas fiquem 12% abaixo do volume comercializado em novembro, mês que registrou queda de 14% em relação a outubro.
A queda nas vendas tem provocado demissões em um setor que há quase dois anos apenas contratava. De acordo com Nogueira, o mês de novembro de 2008 inaugurou resultados negativos que não vinham se registrando na indústria de máquinas desde agosto de 2006. “Em novembro do ano passado, tivemos quase 2 mil demissões, um resultado negativo que não foi registrado nos 22 meses anteriores”, destacou.
As vendas no setor de máquinas e equipamentos servem como parâmetro para medir a atividade industrial, já que as empresas do setor fornecem meios de produção para as fábricas e empresas produtoras de bens de consumo. A Abimaq representa atualmente cerca de 4.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos.
Agência Brasil