A partir deste mês, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) começa a implantar em oito estados brasileiros e no Distrito Federal um programa de capacitação para empresas com potencial de exportação. O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) tem como objetivo incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte. Inicialmente serão beneficiados os estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. O programa envolve investimentos de cerca de R$ 12 milhões e a meta é atender, em 2009, mais de 5.348 indústrias por meio de 25 núcleos operacionais.
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O sistema funciona com o auxílio de profissionais especializados que entram nas empresas e fazem um trabalho de consultoria, diagnosticando problemas técnicos e gerenciais e propondo soluções, sob a coordenação de universidades e centros técnicos parceiros da agência. Os profissionais, que serão treinados previamente, têm condições de fazer análises e indicar soluções nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura. Serão, neste ano, 216 técnicos atuando dentro das indústrias.
Minas Gerais terá seis núcleos operacionais. O programa será feito em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e já na próxima segunda-feira (19) começa o treinamento de 30 técnicos para atuarem no estado. Eles serão compostos por uma equipe técnica multidisciplinar sob a coordenação do IEL. Os núcleos serão formados por oito profissionais graduados nas áreas de administração e organização, produto e manufatura, finanças e custos, vendas e marketing, recursos humanos e comércio exterior.
Com o projeto, a Apex-Brasil espera colaborar para aumentar o número de empresas exportadoras no país. “Sabemos que 2009 será um ano de crise e de queda de consumo. Por isso mesmo é um ano propício para investirmos em capacitação para que, em 2010, quando a economia mundial estiver se recuperando, mais empresas estejam prontas para exportar”, explica Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil. Até 2010, o programa deverá atender a 10 mil empresas, em 50 núcleos por todo o país, capacitando-as para atender o mercado externo e fornecendo a elas informações específicas de mercados.
Da redação