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Falta de energia garante desconto em conta de luz

Os brasileiros ficaram em média mais de 18 horas sem energia elétrica em 2012. Esse valor é quase três horas a mais do permitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em uma ano. E os brasileiros não ficaram apenas mais tempo no escuro, eles também ficaram mais tempo sem luz. Foram 13,18 vezes, o permitido é de 11,10 vezes. 

Falta de energia ultrapassa o limite em 2012 / Foto:portalpianco.comFalta de energia ultrapassa o limite em 2012 / Foto:portalpianco.com
Em casos de muito tempo sem luz os consumidores tem direito a serem ressarcidos pelo período que ficaram sem energia elétrica. A compensação é automática e deve ser paga pela concessionária em até dois meses após o mês em que ocorreu a interrupção. E, as informações sobre o ressarcimento precisam estar claras na conta de energia.

“Se a falta de energia perdurar por mais de 12 horas no dia, o consumidor de baixa tensão [residências e pequenos comércios], por exemplo, deverá receber uma compensação referente à ocorrência.” Afirmou a assessoria de imprensa da Aneel.

O consumidor pode também tentar o ressarcimento pelas perdas e prejuízos provocados pela falta de luz. A Aneel orienta que o consumidor registre a reclamação na concessionária em até 90 dias. Se não for atendido pela empresa de fornecimento de energia o consumidor pode ainda reclamar nas agências conveniadas ou na Ouvidoria da Aneel por meio do telefone: 167. Quando a reclamação é a respeito de perda de alimentos, a ocorrência deve ser registrada diretamente no PROCOM.

Com informações da Agência Brasil.



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