Logo

Os brasileiros têm se endividado mais, revela índice de inadimplência

A taxa de inadimplência, que reflete o atraso dos pagamentos das contas, foi maior em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês no ano passado. O atraso de quitação das contas no comércio teve um avanço de 6,65%.

Prazos e parcelamentos podem ser perigosos / Foto:brasil.gov.brPrazos e parcelamentos podem ser perigosos / Foto:brasil.gov.brO presidente da a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, atribui o aumento da inadimplência ao estímulo ao consumo por parte das lojas com promoções de liquidação e vendas a prazo e a falta de planejamento na hora de se realizar as compras.

“Alta empregabilidade, crescimento salarial real, taxa de juros baixa e ampliação da oferta de crédito são fatores que favorecem o consumo. A pesquisa aponta que o consumidor brasileiro, principalmente o das classes mais emergentes, ainda não sabem lidar com a grande oferta de crédito”, comentou Pellizzaro.

Outro fator que possa contribuir para a inadimplência é o cenário de inflação que diminui o poder de compra e a manutenção dos valores dos salários sem conceder aumentos reais. Para Pellizzaro, na atual situação econômica “Não tem como empregar mais gente nem aumentar salário sem aumento de produtividade. E a inflação, que continua corroendo o salário do trabalhador, não apresenta nenhum sinal de arrefecimento", comentou.

Com informações da Agência Brasil.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks