A partir das 9h, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, visita a Universidade Federal de Goiânia (UFG), para firmar um Protocolo de Intenções que envolve o ministério, a universidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e organizações não-governamentais. O objetivo do protocolo é viabilizar a realização do Programa de Monitoramento por Satélite do Bioma Cerrado.
O programa deve gerar alertas de desmatamento; desenvolver análises espaciais voltadas para o estabelecimento de prioridades para a conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira; gerar pesquisa, intercâmbio institucional, capacitação de pessoal e transferência de tecnologia. O protocolo de intenções estabelece que em 90 dias seja firmado o Acordo de Cooperação Técnica que viabilizará a criação do programa.
Durante a cerimônia, serão divulgados os dados de alertas de desmatamento gerados pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da UFG e o lançamento do livro “A Encruzilhada Socioambiental – Biodiversidade, Economia e Sustentabilidade no Cerrado”, organizado pelo coordenador do Lapig, professor Laerte Guimarães Ferreira.
AGÊNCIA BRASIL