Minas Gerais, 18 estados e o Distrito Federal entraram na lista de emergência ambiental decretada pelo Ministério do Meio Ambiente, por causa da ameaça de queimadas e incêndios florestais no país nos próximos meses.
Está prevista a seleção de 2,5 mil brigadistas em áreas potencialmente expostas. Segundo o diretor de proteção ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Evaristo, inicialmente 1,6 mil serão contratados.
“Daremos treinamento de uma semana para os selecionados, que ficarão de prontidão para atender às ocorrências” explica Evaristo, “o restante será chamado se for necessário”.
No ano de 2013 o Parque da Cascata em Sete Lagoas sofreu com incêndios constantes, que chegaram a durar mais de cinco dias. Veja AQUI.
O Ministério junto ao Ibama têm programas de prevenção e monitoramento de pontos ameaçados , “A gente tem uma ideia de onde podem vir as ocorrências acompanhando o histórico de desmatamento, mas qualquer sujeito pode tocar fogo em uma determinada área” destacou Evaristo.
Com informações Estado de São Paulo