A “Caxirola” instrumento musical que se assemelha ao caxixi, espécie de chocalho feito de palha e sementes, que seria o instrumento oficial do Brasil na Copa das Confederações foi vetado pelo Comitê Organizador Local (COL).
O diretor de segurança do COL, Hilário Medeiros, afirmou que nenhum instrumento musical será permitido nos estádios, e que a “caxirola” está incluída na lista de itens proibidos. “Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito”, explicou.
O instrumento foi criado pelo músico Carlinhos Brow, mas não foi divulgado oficialmente o custo de desenvolvimento do objeto, que está sendo fabricado e distribuído sob responsabilidade da multinacional The Marketing Store.
As “caxirolas” foram chanceladas pelo Ministério dos Esportes e pela Fifa como instrumento oficial das Copas das Confederações e do Mundo. A produção é feita em plástico verde, feito a base de cana-de-açúcar, fabricado pela Braskemojeto.
Em partida do clássico Bahia e Vitória do Campeonato Baiano torcedores do Bahia lançaram centenas de “caxirolas” no gramado da Arena Fonte Nova após a derrota do time por 2×1. Os instrumentos estão sendo vendidos por R$29,00.
Com informações Estado de São Paulo.