O protesto de caminhoneiros teve início nos primeiros minutos desta segunda-feira , 1°, em vários pontos do Brasil. A intenção é parar o país sem abastecimento de alimentos e combustíveis. A paralisação das viagens deve durar até que haja negociações com o Governo Federal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já há retenções na BR-040 sentido Rio de Janeiro. No local, já têm filas de caminhoneiros nos KMs 564 e 560, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A BR-381 tem diversos pontos fechados em Igarapé e Betim. De acordo com a PRF devido à interdição, o congestionamento na BR-381 vai do km 520, em Igarapé, até o km 500 em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana.
Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga, Antônio Silva Reis, as principais reivindicações são redução do imposto do óleo diesel, cumprimento da lei federal que determina que o pedágio seja pago separadamente do frete pelas empresas contratantes.
Os manifestantes também solicitam o fim da multa por excesso de peso, segurança nas estradas e melhorias nas rodovias.
Com informações de O Tempo.