A polêmica em torno do bloqueio do X no Brasil ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (18). Apesar da determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a rede social no país, diversos usuários relataram ter conseguido acessar a plataforma sem o uso de VPN.
O STF avalia que essa liberação temporária se deve a uma “instabilidade no bloqueio de algumas redes”. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela fiscalização da suspensão, confirmou que a decisão de Moraes permanece em vigor e está investigando o ocorrido.
Segundo relatos, o acesso ao X nesta quarta-feira está limitado ao uso de dados móveis e pelo aplicativo. A plataforma, inclusive, tem enviado notificações constantes para os usuários nos últimos 19 dias, mesmo com a suspensão em vigor.
Alguns usuários do BlueSky relataram sobre:
O eclipse tá gerando tanta agitação que até o X voltou pra ajudar na baderna 🤡
— viv | tarot e numerologia (@arcanumfatae.bsky.social) September 18, 2024 at 1:45 PM
Vi que parece que o X voltou por causa de uma atualização interna e acabou liberando -porem, a plataforma deveria seguir como estando proibida. Sera que se ficar acessando a gnt paga multa? Nao eh nossa culpa kkkk
Entenda o caso
A suspensão do X no Brasil ocorreu após o bilionário Elon Musk descumprir uma ordem do STF e não indicar um representante legal da rede social no país. A decisão de Moraes foi referendada por unanimidade pelos ministros da Primeira Turma da Corte.
A determinação de Moraes também incluiu uma multa para os usuários que utilizassem “subterfúgios tecnológicos” para acessar a plataforma. No entanto, a instabilidade no bloqueio tem gerado dúvidas sobre a efetividade dessa medida.
A liberação temporária do X nesta quarta-feira levanta questionamentos sobre a duração da suspensão e a possibilidade de novas instabilidades no bloqueio. A situação permanece em acompanhamento e novas informações devem ser divulgadas em breve.