Na manhã desta quinta-feira (13), clientes de diversas instituições financeiras utilizaram as redes sociais para relatar dificuldades ao realizar pagamentos via PIX. O g1 identificou reclamações sobre falhas no serviço nos aplicativos de Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Itaú, PicPay, Nubank, Santander e Stone.
![Foto: Imagem ilustrativa](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2024/10/pix-imagem-ilustrativa.jpg)
Em resposta, o Banco Central (BC) informou que o problema foi causado por uma instabilidade momentânea no mecanismo de consulta às chaves do PIX, mas já foi solucionado.
“Na manhã desta quinta-feira (13/2), o Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix. Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. O problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente”, afirmou o BC em nota.
O site Downdetector, que monitora queixas de instabilidade em aplicativos, registrou um pico de 4.400 reclamações sobre o PIX às 9h10.
O C6 Bank confirmou que foi afetado pela falha entre 8h50 e 9h50, mas afirmou que o sistema já está operando normalmente. O Banco do Brasil também informou que os serviços foram normalizados, enquanto o Itaú declarou não ter identificado falhas em seus sistemas internos. Outras instituições financeiras não se manifestaram.
Na última sexta-feira (7), o PIX também enfrentou instabilidade e ficou fora do ar em bancos de todo o país.
![Relato de cliente de bancos brasileiros sobre instabilidade no Pix — Foto: Reprodução/X](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Foto-pix-x.jpg)
Da Redação com G1