“O que estaremos transferindo à Fapemig, neste nosso período de governo, apenas no segundo mandato, é mais do que ela recebeu em mais de 20 anos. Isso mostra um compromisso claro, não apenas verbal, mas um compromisso efetivo com a pesquisa, com a inovação e ensino. Somados outros recursos do Tesouro Estadual e outros captados de fontes diversas, incluindo a manutenção da estrutura de pesquisa do Estado, estaremos investindo recursos da ordem de R$ 3 bilhões entre 2007 e 2010”, afirmou Aécio Neves.
Inovatec – A 4ª Inovatec reúne universidades, centros de pesquisa, empresas públicas e privadas e instituições de fomento ao setor. Os expositores vão apresentar pesquisas e avanços em novas tecnologias para a produção industrial e os benefícios para a vida moderna. A feira está consolidada como oportunidade de divulgação de produtos inovadores e de interlocução do empresariado com as instituições de pesquisa.
Entre os diversos produtos que poderão ser conferidos pelo público, estará o transmissor de potência para TV digital, desenvolvido pela Superior Technologies in Broadcasting (STB), de Santa Rita do Sapucaí, com apoio da Fapemig, órgão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que destinou ao projeto R$ 142 mil, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe).
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino apresentará, durante o evento, projetos, estudos e resultados de pesquisas realizados pelas instituições vinculadas como Cetec e Fapemig. A Fundação Helena Antipoff, também vinculada à Sectes, apresenta projeto que analisa os efeitos de exercícios físicos aeróbicos em portadores de diabetes e programa de estudo integrado sobre as agressões causadas ao meio ambiente e à saúde pela utilização de agrotóxicos.
A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) apresentará duas novas tecnologias. Uma recobre pinos ortopédicos auxiliando na recuperação de pacientes e outra produz células solares que permitem a transformação direta da luz solar em eletricidade. Também participarão as universidades federais de Viçosa (terceira colocada entre as 10 melhores universidades do país), Lavras e Juiz de Fora, PUC Minas, Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Interessados em visitar a feira poderão retirar convite gratuito na portaria do evento, aberto de 14 às 21 horas, de 29 de setembro a 2 de outubro.