{jcomments on}Mudanças serão feitas no fim deste ano para os 125 mil funcionários dos Correios. A empresa decidiu alterar a data de pagamento do salário em que antes era pago no dia 19, antes do Natal. Neste ano será depositado no dia 31 de dezembro, 12 dias após a data que costumava pagar a 20 anos consecutivos.
Já o 13°, em vez de ser pago no primeiro dia de dezembro, será pago no dia 19. A assessoria dos Correios informou que a mudança na data dos pagamentos em dezembro deve-se à necessidade de “equilibrar as despesas do período e atende o disposto pela legislação brasileira”.
Ressaltou os Correios, “em 2014 a empresa teve grandes desembolsos no segundo semestre com o acordo coletivo de trabalho que reajustou os salários de 90 mil trabalhadores em aproximadamente 18% e com o plano de demissão incentivada”. Com a possibilidade da contabilidade fechar 2014 no vermelho, a empresa enfrenta denúncias de corrupção no fundo de pensão do funcionários, que acumula déficit de R$ 2,7 bilhões nos últimos dois anos.
No mês passado, a Polícia Federal deflagrou operação para combater fraudes na Gerência de Saúde dos Correios, que teria desviado R$ 7 milhões da empresa e envolveria a participação da cúpula da estatal no Rio de Janeiro.
Conforme dirigentes dos Correios, pela primeira vez neste ano a empresa deve contabilizar prejuízo considerando os resultados dos investimentos e aplicações financeiras. Além das fraudes, a empresa continua dando prejuízo operacional, a atuação de entrega de cartas, telegramas e correspondência agrupada não está correspondendo à receita.
Perguntada sobre a hipótese de prejuízo no balanço do ano de 2014, responde apenas: “Não.” Em meio a esses números, os Correios gastaram neste ano R$ 42 milhões para alterar a sua logomarca e foi acusada de uso eleitoral em favor da campanha de Dilma Rousseff à reeleição.
Os Correios negaram o uso político da empresa, mas segundo dados do jornal O Estado de S. Paulo, a instituição distribuiu 4,8 milhões de panfletos da campanha de Dilma sem chancela, selo que comprovaria a postagem.
A empresa afirmou que a “nova marca é resultado do novo posicionamento dos Correios, já que a empresa está entrando em novas atividades, como serviços postais financeiros, eletrônicos e de logística integrada e passa por um processo de revitalização desde 2011, com recuperação da capacidade de investimentos e da qualidade operacional”.
Com EM