Logo

Denúncia revela que estudantes fraudaram o Enem 2014 com aparelhos celulares

O Ministério Público Federal, MPF, do Ceará, denunciou na segunda-feira, 15, dois estudantes acusados de fraudar o conteúdo sigiloso do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.

Segundo o procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal, os envolvidos Bianca Miranda Martins e Valbert Souza Gomes pagaram um homem que no segundo dia da aplicação da prova do Enem, repassou via celular o gabarito do exame.

O MPF relatou que um dos estudantes há alguns meses em João Pessoa, PB, um homem lhe cobrou R$ 15 mil para fazer a fraude. O esquema desenvolvido foi inscrever o estudante no exame como sabatista e tendo problemas de visão, o esquema contou com a ajuda do médico Miguel E. Duran Navarro, que deu um atestado da enfermidade.

Mesmo que os aparelhos celulares sejam proibidos na hora do exame, Valbert Gomes foi fazer a prova com um celular que comprou somente para essa finalidade, e manteve o aparelho ligado dentro de uma sacola. A Bianca Miranda usou dois celulares, um ela entregou para a fiscalização e o outro ficou ligado dentro da bolsa. O aparelho da bolsa foi comprado por ordem do homem que repassaria o gabarito.

Estudantes pegaram gabarito do Enem através de aparelhos celulares / Foto Ilustrativa: GoogleEstudantes pegaram gabarito do Enem através de aparelhos celulares / Foto Ilustrativa: Google

A denuncia ainda consta que os dois estudantes tiveram que mudar de sala, e na saída do local da prova, quando foram revistados por policiais federais, foram encontrados os aparelhos com mensagem de texto que continham o gabarito do Enem.

Para a condenação dos estudantes por fraude em certames de interesse público, o procurador Celso Leal prevê pena mínima de um ano de reclusão.

As investigações ainda continuam, principalmente aos estudantes que receberam foto da página da prova com o tema da redação do exame. No Enem 2014, foram mais de 6,2 milhões de estudantes que fizeram as provas dos dias 8 e 9 de novembro.

Com Agência Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks