Um vídeo espalhado nas redes sociais solicita a manifestação dos caminhoneiros nesta segunda-feira, 02, em Brasília, um buzinaço na Praça dos Três Poderes. O líder da manifestação é o motorista Ivan Luiz Schmidt, que pelo seu cálculo cerca de 5 mil veículos participará do protesto.
A manifestação dos caminhoneiros vem se estendendo desde a semana passada com o bloqueio parcial de rodovias no país. Na última quarta-feira, 25, representantes da categoria, Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, CNTA, e governo se reuniram no Ministério do Transporte, com o propósito de chegaram a um acordo para a paralisação dos protestos e desbloqueio das rodovias.
Os caminhoneiros se manifestam contra o recente aumento do óleo diesel, além de pedir a definição de um valor mínimo para o frete. Na reunião de negociação o aumento do combustível não foi discutido. Além disso, a chamada para o protesto em Brasília reflete o não cumprimento das reivindicações. Revoltados os motoristas falam que estão pagando para trabalhar.
Segundo Schmidt representante do movimento, ele foi barrado de entrar na reunião com o governo. Em sua página no Facebook descartou qualquer acordo e anunciou a continuidade do movimento. “Meus amigos e amigas, quero informar que esse governo sacana chamou os sindicatos pelegos que são do PT para uma reunião. A luta continua”.
Até a noite de ontem, o movimento tinha perdido forças em vários estados do país. Foram registrados bloqueios em três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em nota, a Secretaria Geral da Presidência condenou o uso de violência, depredações e coação de caminhoneiros. Também anunciou que vai intensificar a ação da PRF e da Força Nacional de Segurança para evitar bloqueios.
Com Estado de Minas