Logo

Gambiarra: instalações mal feitas são a maior causa de acidentes com energia

As instalações residenciais mal feitas -- as chamadas "gambiarras" -- são a principal causa de acidentes fatais com eletricidade. há anos acontecem mortes por esse motivo no Brasil. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) e pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

Menos da metade dos chuveiros está ligada ao fio terra/Foto: DivulgaçãoMenos da metade dos chuveiros está ligada ao fio terra/Foto: Divulgação

Somente 29% das residências brasileiras possuem projeto elétrico (25% deles elaborados por eletricistas), 52% dos imóveis possuem fio terra instalado e apenas 27% das moradias possuem DR, um dispositivo de proteção que, ao interromper a fuga de corrente, reduz o risco das consequências de um choque elétrico.

A pesquisa revela que apenas 35% dos imóveis adotam o padrão de tomada de três polos, vigente no Brasil desde 2000. Também aponta que metade dos quadros elétricos não possui qualquer identificação de componentes do circuito. 

"T" e benjamin

Um dado curioso está relacionado ao uso de benjamins, extensões e "Ts", por 57% das famílias consultadas. Nesse caso, a idade de construção do imóvel mostrou pouca relação com o uso expressivo dos componentes, detectou a pesquisa. Quando perguntados se precisariam de mais tomadas, os moradores de 46% dos imóveis com mais de 20 anos de construção responderam que sim, ao passo que 41% dos que residem em imóveis mais novos, com cinco anos de construção, apontaram a mesma necessidade.

Percepção da segurança

Quando questionados sobre a sensação de segurança ao utilizar as instalações elétricas da residência, 34% dos moradores disseram que não se sentem seguros em casa. Desses, 19% afirmaram já terem levado pelo menos um choque elétrico.

A partir de 50 volts o corpo humano já sente os efeitos de uma descarga elétrica. Um choque elétrico acima dessa carga pode ser fatal, dependendo do caminho que ele percorra pelo corpo e a sua duração.

Outro fator de preocupação apontado pela pesquisa é a instalação dos chuveiros elétricos. Menos da metade dos chuveiros (43%) está ligada ao fio terra e o conjunto plugue e tomada para ligação do chuveiro ainda é encontrado em 8% dos imóveis. 

"Autoconstrução" e idade do imóvel são os maiores riscos

O tempo de existência do imóvel e a autoconstrução (quando é feita pelo próprio morador) são fatores de exposição a choques elétricos e incêndios. Por outro lado, a qualidade na execução da obra, por construtoras ou profissionais que seguem normas técnicas de segurança, reduzem esse risco.

Segundo a Abracopel, os acidentes com origem elétrica vêm crescendo desde 2013, quando foi iniciada a pesquisa. Naquele ano, foram registrados 1.038 eventos. Em 2014, 1.223; em 2015, 1.248; e em 2016 foram 1.319 os acidentes, crescendo ainda mais em 2017.

O Procobre oferece uma navegação interativa para uma rápida avaliação das instalações elétricas domésticas, por meio do seu site programacasasegura.org. Ao percorrer os cômodos de uma casa virtual e clicar nos ícones, o visitante se informa sobre dicas de segurança e de como prevenir acidentes com eletricidade em casa.


10 recomendações para sua segurança

As principais medidas para evitar incêndios e outros acidentes domésticos com eletricidade são:

1 - Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas e redimensioná-las ou renová-las sempre que preciso (sugere-se a revisão a cada 10 anos)

2 - Instalar o fio terra e os dispositivos diferenciais residuais (DRs)

3 - Usar protetores de tomadas sempre que estiverem fora de uso para evitar a exposição de crianças pequenas ao risco de contato com a eletricidade

4 - Quando possível, substituir as tomadas de dois pinos (antigas) por tomadas do novo padrão com três pinos

5 - Desligar o disjuntor no quadro de distribuição, antes de qualquer serviço que envolva o contato com a eletricidade em casa

6 - Evitar o uso de eletrodomésticos ou eletroeletrônicos em locais úmidos

7 - Sempre desligar o chuveiro antes de trocar a chave da temperatura

8 - Não fazer uso de eletrodomésticos ou eletroeletrônicos conectados à tomada durante tempestades e vendavais

9 - Evitar o uso permanente de benjamins, extensões e "Ts", preferindo a instalação de novas tomadas

10 - Chamar sempre um profissional qualificado, que entenda os perigos e riscos da eletricidade, para realizar serviços no imóvel

Da Redação com JC



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks