O Instagram promoveu uma mudança gigante que chegou a alguns usuários nesta quinta-feira (27) e causou revolta enquanto a novidade durou. No novo modelo, o usuário não iria mais ver o feed de publicações de pessoas que segue ao rolar para baixo na tela do smartphone: o novo sistema mostraria as publicações ao tocar ou deslizar no lado direito da tela.
A modificação virou o assunto mais comentado no Twitter em todo o mundo e estava valendo em iPhones. Contudo, pouco após a repercussão negativa, vários usuários relataram que o feed voltou ao sistema antigo – o que não deixou de fazer a rede social ser alvo de piadas ainda assim.
No Twitter, Adam Mosseri, chefe do Instagram, afirmou que o que ocorreu foi um acidente. O app queria supostamente testar o recurso com alguns poucos usuários, mas a novidade foi liberada pra geral.
“Isso deveria ser um teste bem pequeno que foi liberado por acidente. Deve estar arrumado agora. Se você ainda está vendo, simplesmente feche e abra o app. Boas festas!”
O novo feed foi visto pelo UOL Tecnologia em dois celulares da Apple e permaneceu assim por cerca de uma hora e meia.
Depois, os dispositivos voltaram a mostrar o design antigo no app.
O UOL Tecnologia procurou a assessoria de imprensa do Instagram para saber se a mudança é definitiva, mas ainda não teve retorno.
Como é o novo feed que causou revolta
A mudança faz a cronologia do feed seguir exatamente o que já rola com a função Stories do serviço e com o IGTV. Como nas fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas e também na TV do app, basta tocar na tela ou deslizar para mostrar o usuário seguinte.
Quando o app é atualizado para a nova versão, há uma mensagem do Instagram na tela avisando sobre a mudança. A partir de agora, quando o usuário deslizar a tela para baixo verá apenas os comentários da publicação que está na tela.
A ação de rolar a tela para baixo também faz sumir os recursos que normalmente ficam na área inferior do app – como ver perfil e notificações de curtidas. Os itens só voltam a aparecer quando você volta para o topo da tela.
Outra modificação que pode incomodar usuários é nos dois cliques na foto para curtir, alternativa muito usada em vez de clicar no coração. Se você der os dois toques à esquerda ou à direita, o Instagram agora entende que você está mudando de foto no feed – é preciso clicar bem ao centro.
A mudança também altera algumas formas de lidar com gestos no Instagram. Ao deslizar da esquerda para a direita, o usuário iria para a câmera do celular. Já ao deslizar da direita para a esquerda, antigamente era aberto o Direct. Agora, isso não rola mais: o usuário terá que clicar nos respectivos ícones para acionar ambas as funções.
Essa é a maior mudança de design já vista no feed do Instagram; Ao longo dos tempos, a rede social adotou mudanças de conteúdo (como aceitar vídeos, colocar publicidade, fotos em diferentes ângulos além do quadrado e acabar com a ordem cronológica), mas o feed da rede social nunca havia deixado de ser visto ao rolar pela tela para baixo.
O feed reformulado vem após a saída dos principais executivos do Instagram neste ano.
O novo formato parece celebrar o sucesso da função Stories, adotada pelo Facebook em todas suas plataformas após a empresa não conseguir adquirir o Snapchat.
Aparentemente, não é possível voltar a usar o feed da maneira antiga, rolando para baixo na tela. O novo design deixou muita gente irritada nas redes sociais, mas parece ter agradado alguns usuários. O assunto é o mais comentado do Twitter no Brasil e no mundo.
Confira as reações abaixo:
Com UOL