Logo

Estudo mostra que mau humor pode elevar níveis de inflamação do corpo

Um novo estudo mostrou que um humor negativo pode elevar os níveis de inflamação do corpo. Apesar de ser uma resposta imune natural do organismo a lesões e infecções, a inflamação também é uma característica de problemas de saúde e doenças crônicas, como artrite, diabetes tipo 1, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn.

Foto: Imagem: iStock/ a pesquisa analisou o humor de 220 pessoas cinco vezes ao dia, por duas semanasFoto: Imagem: iStock/ a pesquisa analisou o humor de 220 pessoas cinco vezes ao dia, por duas semanas

Publicada na edição de novembro do periódico Brain, Behavior, and Immunity, a pesquisa analisou o humor de 220 pessoas cinco vezes ao dia, por duas semanas. Os participantes faziam autoavaliações sobre seus estados de humor: positivos (feliz, satisfeito, divertido, alegre) ou negativos (tenso, ansioso, irritado, hostil, deprimido, frustrado, infeliz).

Durante o estudo, eles também tiveram seu sangue colhido, para determinar os níveis de citocinas inflamatórias no plasma sanguíneo. Ao analisarem o resultado, os cientistas da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, descobriram uma associação entre os sentimentos negativos e o aumento da inflamação.

"O sentimento negativo foi significativamente associado a níveis mais altos de citoquina, composto que é produzio durante a fase de ativação da imunidade e que regula a resposta inflamatória", escreveram os autores.

O motivo pelo qual altos níveis de sensações negativas aumentam também a inflamação ainda não são explicados pela ciência, mas os pesquisadores avaliam o atual estudo como um grande avanço.

"Como o humor é modificável, estamos empolgados com essas descobertas e esperamos que estimulem pesquisas adicionais para entender a conexão entre as emoções e a inflamação. Isso pode promover novas intervenções psicossociais que melhoram a saúde de forma ampla e ajudam a quebrar um ciclo que pode levar à inflamação crônica", diz Jennifer Graham-Engeland, principal autora do estudo.

 

Com UOL



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks