Além de embelezarem a cidade, as luzes da Natal que decoram ruas, praças, casas, estabelecimentos e até veículos, também trazem alegria e reavivam o espírito natalino. No entanto, a instalação destes itens elétricos deve encolver alguns cuidados, já que, quando mal feita, pode acarretar em acidentes.
Por isso, o consultor Herbert Abreu, do Grupo Loja Elétrica, dá algumas dicas para deixar a decoração de Natal bonita e, ao mesmo tempo, segura para todos.
Confira, abaixo:
– Na hora da compra, o consumidor deve verificar a procedência e qualidade dos produtos. O ideal é optar por fabricantes que possuem um bom serviço de pós-vendas, ou seja, que oferecem orientações em caso de dúvidas e que garantem a troca do produto quando é constatado algum defeito de fabricação.
– Para quem deseja reutilizar os enfeites do ano passado, é necessário verificar as condições em que o material se encontra, pois podem estar ultrapassados e oferecer riscos para a saúde.
– É preciso ter cuidado para não sobrecarregar a rede elétrica. “Muitos adornos luminosos de Natal têm alto consumo energético e podem causar queda de disjuntores do quadro de energia, entre outros transtornos. Se a decoração for de grande porte, consulte um profissional da área”, aconselha o especialista.
– Um dos erros mais frequentes é a instalação equivocada das “luzinhas” ou “pisca-piscas”. A combinação de muitos tipos diferentes de produtos pode gerar confusão visual e, principalmente, um ambiente propício a curtos-circuitos.
– Ao fazer emendas, o consumidor deverá utilizar fitas adequadas. Segundo o consultor Herbert Abreu, o recomendado é nunca fazer a isolação com fita adesiva plástica, fita crepe, esparadrapo ou semelhantes. Em caso de dúvidas, o comprador deve solicitar ao vendedor da loja de material elétrico a melhor opção para a emenda de uso interno ou externo.
– Não se deve utilizar adaptadores para ligar vários conjuntos de iluminação decorativa em uma mesma tomada, pois pode sobrecarregar a rede, provocar superaquecimento e até curto-circuito na instalação. O recomendado é usar filtros de linhas de três a seis tomadas que tenham fusível de proteção, com a opção de ligar e desligar todas as “luzinhas” diariamente.
– Para quem quer economizar na conta de luz, o especialista recomenda produtos com tecnologia em LED, que apresentam baixo consumo de energia, maior durabilidade e não aquecem. Outra opção são os programadores de horário, que evitam o funcionamento das luzes natalinas em momentos desnecessários.
Com Hoje em Dia