Logo

Mais um voo com deportados chega ao aeroporto de Confins nesta sexta

Chegou nesta sexta-feira (27), às 12h50, no aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um voo com 43 deportados vindo dos Estados Unidos. Este é o 12º voo que chega à Confins desde outubro de 2019 quando o governo facilitou a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA. A medida facilita a deportação, em concordância com pedidos do governo Trump.

Avião com deportados chega ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV GloboAvião com deportados chega ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a BH Airport, que administra o aeroporto, o protocolo para receber estes deportados segue conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para voos internacionais. Um médico vai até a aeronave, verifica se alguém está com sintomas da Covid-19 e, caso necessário, encaminham a pessoa para atendimento.

Todos os agentes têm usado equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar a propagação da Covid-19.

Em outubro de 2019, a chegada do primeiro voo com deportados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior.

Brasileiros que vieram dos EUA em outros voos relataram maus-tratos. Na chegada, um deles, que não quis se identificar, disse que muitos passam fome durante a prisão. Homens, mulheres e crianças, de vários estados do país, desembarcam apenas com a roupa do corpo, documentos e o que sobrou do dinheiro que levaram.

Com G1



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks