Neste ano a celebração da Páscoa Católica será diferenciada em razão da pandemia provocada pela covid-19, a agenda de celebrações da Páscoa que serão realizadas pelo papa Francisco, conta com uma série de restrições que visam além do respeito as normas preventivas de saúde pública difundidas pela OMS e pelos demais órgãos de saúde no mundo inteiro, mas também buscam resguardar a saúde do pontifice que por conta de sua idade está classificado em um grupo de risco. Por isso o Vaticano no dia 27 de março divulgou como será o cronograma de realização das celerações da data cristã.
As maiores alterações serão a ausência dos fiéis em todas as celebrações, a não realização da missa do Crisma (que fazia a benção dos óleos sagrados usados nas missas ao longo do ano) e a alteração do roteiro da Via Crucis, que neste ano será realizada na Basílica de São Pedro ao invés do Coliseu.
“Após a situação extraordinária que surgiu, com a difusão da pandemia da Covid-19, e levando em consideração as disposições fornecidas pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, com o Decreto datado em 25 de março de 2020, se fez necessário uma atualização em relação às próximas celebrações litúrgicas celebradas pelo Santo Padre Francisco: seja em relação à ordem do calendário, seja na modalidade de participação”, comunicou o Vaticano.
A nota ainda confirma que o Pontífice “celebrará os ritos da Semana Santa no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro, segundo o novo calendário e sem a presença do público”.
Veja como ficaram, então, as celebrações de Páscoa:
– 5 de abril, às 11h (7h no horário de Brasília): Será realizada a missa do Domingo de Ramos.
– 9 de abril, às 18h (14h no horário de Brasília): Na Quinta-Feira Santa, será celebrada uma missa da Última Ceia do Senhor, com o Lava Pés. Normalmente, o papa Francisco realizava a celebração fora do Vaticano, em um presídio ou em um centro de acolhimento de imigrantes, o que não ocorre neste ano. Já a Missa da Crisma, que era realizada no mesmo dia, será feita após o fim da pandemia.
– 10 de abril, às 18h (14h no horário de Brasília): Na Sexta-Feira Santa, será realizada a Paixão do Senhor; Já às 21h (17h no horário de Brasília), o Pontífice presidirá a Via Crucis na Basílica de São Pedro.
– 11 de abril, às 21h (17h no horário de Brasília): No sábado, será realizada a missa da Vigília Pascal.
– 12 de abril, às 11h (7h no horário de Brasília): No domingo, será celebrada a missa da Páscoa, seguida pela Benção Urbi et Orbi. (ANSA)
Com Veja