O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) sobre a situação da economia mundial, disse que crise atinge menos as principais economias emergentes. ” Isto porque os países emergentes têm apresentado um crescimento econômico mais rápido, um grande potencial de expansão do mercado interno, fundamentos macroeconômicos mais sólidos – com altas reservas internacionais”. Mantega disse que as instituições financeiras dos países emergentes possuem menor alavancagem e menos ativos tóxicos.
De acordo com Mantega, um dos sintomas positivos do fim dessa fase mais aguda da crise é o aumento das operações interbancárias internacionais.O ministro também informou que atuação do Banco Central no câmbio poderá trazer dividendos para o BC já que comprou dólares a R$ 1,60 e atuou nos leilões de venda ao preço de R$ 2,10.
O títular da Fazenda está, neste momento, respondendo às indagações dos parlamentares que integram a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre os efeitos da crise internacional sobre o nível de atividade da economia brasileira.
AGÊNCIA BRASIL