Num mundo em que qualquer produto ou serviço se encontra à distância de um clique, a inovação e a tecnologia são parte integrante do cotidiano das empresas e das pessoas. Nas últimas décadas, o Brasil tem se destacado no panorama internacional pelos projetos desenvolvidos neste setor, fruto do trabalho de municípios como Sete Lagoas. A cidade é reconhecida como uma das principais incubadoras de negócios no país e, apostando em startups e feiras de inovação, encontra-se na vanguarda da tecnologia.
Os brasileiros sempre foram adeptos do universo tecnológico, o que se reflete nas suas atividades diárias. De fato, a internet é umas principais ferramentas utilizadas pela população, que tem por hábito adquirir serviços online. Os dados são de um dos mais importantes estudos deste segmento, o TIC Domicílios, realizado em 2018, que constatou que 70% dos brasileiros utilizam internet no seu dia a dia, ou seja, cerca de 126,9 milhões de habitantes e 46,5 milhões de lares. Por sua vez, verificou que o setor do e-commerce está em crescimento, uma vez que 43,7 milhões de brasileiros fizeram compras online e 19% efetuaram vendas ou divulgações dos seus produtos. Entre as principais motivações que levam as pessoas à web destaca-se o streaming de conteúdo audiovisual (36%) e as apps de encomenda de refeições (12%).
A indústria tecnológica consegue ir além da internet e o mercado cresce a olhos vistos em Minas Gerais. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, o estado investiu cerca de US$ 1,3 bilhão nesta indústria no ano de 2017, tornando-se a quinta maior potência do mercado no país. Por outro lado, quando o assunto são startups, organizações embrionárias com muita capacidade de desenvolvimento, Minas Gerais sobe no ranking e situa-se na segunda posição ao reunir 12% destas empresas nacionalmente.
Pela localização em que se insere, Sete Lagoas foi definida como um polo de empreendedorismo e reúne algumas das maiores startups do país. Entre elas destaca-se a YouUp, uma empresa fundada em 2016 que visa desenvolver caminhos profissionais através de formações online. Por sua vez, a ferramenta #Partiudoarsangue nasceu há quatro anos também no município e é reconhecida por fazer a conexão entre doadores de sangue e pessoas que necessitam dessa mesma doação.
Empresas investem em inovação
Sete Lagoas não só é um polo de startups, como também possui empresas já afirmadas nos seus mercados que apostam na tecnologia e na inovação diariamente. Algumas delas, que contam com décadas de experiência, continuam a moldar-se às necessidades e tendências da atualidade.
A fábrica IVECO é uma delas e, presente no município há cerca de duas décadas, tem sido reconhecida por promover tecnologia de ponta nos meios de transporte. Por sua vez, a Embrapa Milho e Sorgo desenvolveu uma nova técnica de produzir grãos que resultou de 13 anos de estudos. Este processo é capaz de minimizar ao máximo as ameaças das alterações climáticas na região e nunca foi antes utilizado.
Não só Sete Lagoas se tem destacado pelas crescentes iniciativas tecnológicas, mas também outros municípios de Minas Gerais demonstram um trabalho reconhecido no setor. Belo Horizonte é um deles e tem investido principalmente no setor do entretenimento e do iGaming. De fato, o mundo dos jogos online tem sido cada vez mais explorado e atualmente jogos como o Fortnite ou o Free Fire têm conquistado os brasileiros. Além desses, jogos mais tradicionais como o poker também chegaram ao digital através dos cassinos online e, pelas suas variedades, têm chamado a atenção da população. Perante este cenário, empresas como a Plug & Boom apostam no setor e desenvolvem jogos para apps como o emblemático Chili Mariachi, um jogo de ação passado no fundo do mar e composto por várias missões. Além disso, vários empresários como Natan Rebelo escolhem Belo Horizonte para desenvolverem os seus negócios pelas condições que o local possui. O CEO chegou mesmo a lançar a Gamelyst, um serviço que oferecia vários jogos para quem pretendesse se tornar assinante.
Nesse sentido, Minas Gerais encontra-se na vanguarda da inovação e todos os municípios se unem em prol do crescimento do estado em tecnologia. Com isso, as ferramentas tecnológicas tornam-se parte da vida dos brasileiros, que passam a ter o dia a dia mais simplificado.