Cada vez mais as pessoas estão atentas a questões envolvendo a saúde e buscam equilíbrio em suas vidas.
Nessa busca, temos a nutricionista Manuela Jobst que explica sobre diversos temas sobre saúde em seu blog Nutri Jobst.
Dessa forma, o resveratrol é um importante aliado na defesa do corpo contra bactérias e fungos e outras doenças.
Confira nesse post tudo o que precisa saber sobre esse poderoso componente vegetal e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.
O que é?
O resveratrol é conhecido também como fitonutriente que possui função antioxidante. Ele é encontrado em alguns frutos e plantas, como:
- Uva;
- Vinho tinto;
- Cacau;
- Amendoim;
- Amora;
- Mirtilo.
Além disso, este fitonutriente também está presente na composição de suplementos naturais.
Benefícios
O resveratrol possui várias propriedades que auxiliam no corpo humano e tem como principais benefícios:
1. Anti-inflamatório
Usado especificamente na pele, o agente auxilia na redução da vermelhidão, causada principalmente pela irritação do tecido.
2. Cardioprotetor
O resveratrol ajuda na diminuição da pressão arterial, já que ajuda na produção de ácido nítrico, responsável pelo relaxamento das paredes arteriais.
3. Bom para o cérebro
Apesar de ainda estar em fase de estudos, existem indicativos de que o componente ajuda a evitar danos as células cerebrais.
Como ele possui ação antioxidante e anti-inflamatório, sua ação interfere nas proteínas responsáveis pela formação de placas relacionadas à doença de Alzheimer.
Dessa forma, ingerindo regularmente essa substância no seu dia a dia, você estará potencializando a saúde do seu cérebro.
4. Prevenção de diabetes
Há indicativo de que o componente resveratrol reduz a quantidade de açúcar no sangue. Isso porque seus efeitos diminuem a interferência da enzima que controla a produção de colesterol.
5. Proteção das articulações
Os suplementos à base de resveratrol ajudam a preservar a cartilagem das articulações, o que acaba por evitar problemas como a artrite e outras inflamações articulares.
6. Antioxidante
Esse componente tem propriedades bioativas, o que significa que ele consegue eliminar radicais livres, deixando a pele mais protegida contra o avanço do envelhecimento, doenças de pele e estresse oxidativo.
Outra importante ação do resveratrol é contra alguns tipos de câncer, como o de próstata e de cólon. Seu consumo ajuda no combate contra a proliferação de células tumorais.
Como usar
Não existe uma quantidade exata do quanto de resveratrol deve ser consumido.
O ideal é que consulte um médico ou um nutricionista, além de se informar sobre as propriedades nutritivas para um consumo adequado.
O suplemento é encontrado em farmácias, casas de produtos naturais e até mesmo na internet.
Além disso, como dito acima, pode ser consumido através da ingestão de alimentos que já possuem o resveratrol , como vinho tinto e uvas vermelhas e roxas.
No geral, recomenda-se que não se ultrapasse a quantia de 5g consumida por dia, sendo que a quantidade média diária ingerida é de 30 a 120mg, para um adulto saudável.
Isso deve servir de alerta, pois o consumo exagerado pode causar efeitos colaterais relacionados a transtornos gastrointestinais, como diarreias, náuseas e vômitos.
Outro ponto de atenção é que crianças, grávidas e mulheres que estão amamentando somente podem consumir o complemento se houver orientação médica.
Conclusão
Anualmente são muitas as promessas de componentes milagrosos que podem mudar drasticamente nossa saúde e qualidade de vida.
Por mais que existam algumas falsas promessas, de fato alguns hábitos alimentares podem fazer a diferença na sua saúde.
O resveratrol comprovadamente atua na prevenção de doenças e do avanço do envelhecimento precoce.
Portanto, procure um médico ou nutricionista e veja como inserir na sua dieta esse suplemento que certamente vai te garantir uma melhor qualidade de vida.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então comente abaixo e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!