O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta terça-feira (4) que ligações direcionadas a aposentados requisitando prova de vida online são golpes. Devido à pandemia de Covid-19, esse tipo de prática começou a ocorrer, com objetivo de extrair informações pessoas e sensíveis de idosos, conforme o órgão.
“Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo”, diz nota à imprensa.
“A pessoa que fala é muito segura. Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, conclui.
Prova de vida volta a ser obrigatória
Por conta da pandemia há dois anos a prova de vida foi suspensa, retornando agora em 2022. Os beneficiários devem comparecer à agência bancária na qual retira a aposentadoria – e agora é obrigatória a realização do exame.
Para a facilitação da vida do beneficiário, algumas financeiras já fazem o reconhecimento de maneira virtual via internet banking; e o aplicativo Meu INSS, oficial do Ministério do Trabalho, permite realizar a prova de vida por reconhecimento facial.
Da redação com O Tempo