A consulta para saques emergenciais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) mal começou e já causa transtornos. A Caixa Econômica Federal disponibilizou o sistema nesta sexta-feira (8), mas já nas primeiras horas da tarde, usuários pelo Brasil foram às redes sociais criticar a dificuldade para consulta de valores.
“O aplicativo do FGTS é uma carroça, meu deus”, comentou um internauta. “O app e o site do FGTS servem apenas para humilhar o assalariado. Nada funciona”, desabafou outra pessoa.
O Governo Federal, por meio do banco estatal, liberou saques extraordinários de até R$ 1 mil aos trabalhadores, como uma forma de aliviar os impactos da pandemia de Covid-19 que ainda pesam sobre a renda das famílias. Apesar de a consulta ter sido liberada nesta sexta, os saques acontecem a partir do dia 20 deste mês, e vão até 15 de junho.
Em nota, a Caixa confirmou os problemas criticados por usuários na internet.
“Alguns serviços pontuais de aplicativos apresentaram intermitência momentânea na manhã desta sexta-feira”, explicou. O banco informou ainda que o serviço já está voltando à normalidade, e deve estar totalmente reestabelecido ainda nesta sexta. Não foi informado o que teria causado a instabilidade.
A consulta do saque extraordinário do FGTS pode ser feita no Aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS. Uma nova versão do aplicativo está em implementação, e já vem sendo disponibilizada aos usuários.
As regras em relação ao saque estão disponíveis no site da instituição. Também está disponível uma opção para consultar o direito ao crédito e a data em que receberá o recurso.
Com Itatiaia