Esta quarta-feira (20) amanheceu marcada por reclamações de várias pessoas em relação ao acesso ao aplicativo do FGTS (Fundado de Garantia do Tempo de Serviço) para consulta de valores.
O governo Bolsonaro (PL) liberou saques extraordinários de até R$ 1.000 aos trabalhadores, como uma forma de aliviar os impactos da pandemia de Covid-19 que ainda pesam sobre a renda das famílias.
Esses saques começam nesta quarta-feira (20). A retirada depende do mês de nascimento da pessoa e tem início pelos nascidos em janeiro. Os nascidos em dezembro só poderão sacar em 15 de junho (veja o calendário do saque do FGTS).
O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador, pelo aplicativo Caixa Tem, e voltará à conta vinculada do FGTS do trabalhador se não for sacado até 15 de dezembro.
As pessoas apontam diferentes motivos para os problemas enfrentados nesta manhã: acesso e login no app, consulta de valores e saldo, fila de espera online e falhas no funcionamento.
No Twitter, alguns clientes compartilharam os problemas. “O aplicativo do FGTS da Caixa que tem fila de espera pra entrar no app? Se isso não é o marco do sucesso do metaverso eu não sei o que seria. E depois de uma hora tentando acessar mesmo dizendo que estava na minha vez, minha senha expirou… É sobre ser feito de palhaço todo dia”, diz um usuário.
“Agora no app do FGTS quando eu entro na aba de saque fica constando que não localizam conta com saldo disponível”, afirma outra pessoa. “Não consigo de forma alguma logar nesse app do FGTS”, comentou uma internauta.
No site DownDetector, especializado em mapear instabilidades, a Caixa Econômica Federal apresenta um pico de problemas e instabilidades por volta 09h, sendo os principais problemas: login no aplicativo móvel (46%), transferências (38%) e login no internet banking.
Outro usuário disse que está com dificuldades em fazer o Pix do saque extraordinário.
O site não mostra especificamente problemas no FGTS, apenas faz a análise da Caixa como um todo.
O InfoMoney entrou em contato com a Caixa para pedir um posicionamento sobre as instabilidades, mas até o momento de publicação da matéria não obteve retorno.
Recentemente, vale lembrar, o app do FGTS também enfrentou instabilidades e falta de funcionalidades que estavam prejudicando o acesso a quem busca sacar valores do fundo.
A Caixa explicou que houve instabilidade momentânea causada pela atualização do app – e que a nova versão seria liberada gradualmente aos usuários. No entanto, também no Twitter, alguns usuários comentaram que mesmo com a atualização o app ainda está com problemas.
“Gente, já são 6 dias passados e nada da Caixa solucionar o problema no app do FGTS. Atualizei tudo e ainda assim o app não funciona. Via internet usando o PC tbm não funciona.”, disse uma usuária.
Com Infomoney