Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil produz tecnologia de ponta, principalmente para o setor industrial. O país tem potencial inovativo e a iniciativa pública e privada têm trabalhado para desenvolver mais tecnologia. Aqui listamos cinco tópicos sobre o desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Esforços para evoluir
Recentemente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a P&D Brasil assinaram um protocolo de intenções para promover ações conjuntas para o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Na cerimônia de assinatura, realizada em 15 de setembro, foram destacadas as iniciativas de cooperação entre as duas entidades.
A união das iniciativas pública e privada é um esforço para alavancar o desenvolvimento econômico do país, que está associado ao desenvolvimento e adoção de tecnologias para diversos setores. Além da possibilidade de exportar tecnologia, o avanço tecnológico brasileiro reduz a necessidade da importação.
O Brasil é internacionalmente reconhecido pelo desenvolvimento em tecnologias para a exploração de petróleo e gás e, também, pela produção de aeronaves da Embraer. Porém, o país tem avançado em outros setores, com a adoção e desenvolvimento de tecnologia.
O que temos para o Brasil hoje?
Você já deve ter ouvido falar sobre algumas inovações tecnológicas brasileiras como a Nubank, por exemplo. Com certeza você já utilizou serviços de bate papo para atendimento ao consumidor que utilizam inteligência artificial para resposta e soluções de demandas.
O Brasil tem utilizado cada vez mais tecnologias digitais, acompanhando a tendência mundial. Para você, que deseja ficar por dentro do atual cenário de desenvolvimento tecnológico brasileiro, preparamos uma lista com 5 coisas que você pode estar interessado em saber.
1. Cresce o número de desenvolvedoras de games no Brasil
O setor de games no Brasil cresce exponencialmente, graças ao seu amplo mercado consumidor. Além de ter quase 75% da população brasileira jogando com frequência, o país possui cerca de 1009 estúdios de jogos, de acordo com a pesquisa da Abragames.
O jogador só precisa saber quando é a melhor hora para jogar cassino online ou qualquer outro jogo como os de estratégia ou esportes. Há uma infinidade de opções ao vivo e online desenvolvidos por estúdios brasileiros. Estúdios como a Aquiris, Puga e o unicórnio brasileiro Wild Life, que está entre uma das melhores empresas de desenvolvimento de jogos do mundo.
Os produtos desenvolvidos por esses estúdios estão sendo exportados mundo a fora, graças ao desenvolvimento e conhecimento tecnológico de padrão global.
2. Tecnologia 5G
A tecnologia 5G, que começou a ser implantada nos países altamente desenvolvidos tecnologicamente em 2018, chegou ao Brasil em 2022. Uma internet móvel com maior velocidade e que possibilita um maior volume de tráfego de dados.
Além da velocidade e estabilidade de conexão, a tecnologia 5G permite que diversos equipamentos em um ambiente sejam interconectados.
Essa tecnologia já está disponível para algumas capitais e grandes cidades do Brasil. A previsão da Anatel é que até final de outubro todas as capitais já tenham a tecnologia 5G implementada e funcionando.
3. Alta tecnologia no agronegócio
O Brasil se destaca no desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio. Todos conhecem a capacidade de produção alimentar do país devido ao território fértil. Porém, há muito desenvolvimento de pesquisa e tecnologia em campo para aumentar a capacidade produtora.
A Embrapa é a principal instituição para desenvolvimento de tecnologia, tem excelência científica que é reconhecida internacionalmente. Um exemplo de produto tecnológico da Embrapa é o ClimAPI, que disponibiliza dados agrometeorológicos para o setor agropecuário.
O Farmbot, robô inventado pela equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), também é um exemplo de alta tecnologia aplicada ao setor agropecuário.
4. Programa Futuras Cientistas
O Programa Futuras Cientistas, uma iniciativa do governo brasileiro para inserção de alunas e professoras da rede pública nas ciências, estará disponível para todo o país em 2023.
O objetivo é elevar o número de mulheres no setor de tecnologia e inovação. Além de conhecer de perto a rotina de cientistas, as participantes do projeto receberão bolsa auxílio.
5. Exportação de alta tecnologia
De acordo com dados do Banco Mundial, o Brasil exportou 11,35% de produtos manufaturados com alta tecnologia em 2020.
No Índice Global de Inovação de 2021, publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o Brasil alcançou a 57° colocação em um ranking com 132 países.
O que esperar dos avanços tecnológicos brasileiros
O Brasil possui um histórico de grandes invenções. Algumas, infelizmente, não foram creditadas aos seus inventores por falta de patente ou apoio financeiro para o desenvolvimento de pesquisas. Alguns exemplos são a tecnologia do walkman e o chuveiro elétrico, que foram criadas no Brasil.
Porém, o Brasil tem muitos casos de sucesso no quesito inovação e implantação de tecnologia. Desde projetos de carros voadores pela Embraer, desenvolvimento de novas tecnologias para o agronegócio e desenvolvimento de novos softwares por empresas de games, o Brasil já avançou e promete avançar ainda mais.