O município de São Sebastião está em estado de calamidade pública após as fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo durante o fim de semana, causando bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos, além de afetar o abastecimento de água e energia. Diante dessa situação, voluntários formaram uma corrente humana para ajudar no resgate das vítimas.
No domingo (19), o prefeito da cidade, Felipe Augusto, compartilhou em seu perfil do Twitter um vídeo [assista abaixo] mostrando o momento em que um bebê e uma criança pequena são passadas de mãos em mãos, em meio ao caos de lama em uma região bastante afetada pelo temporal. “Imagens tristes da tragédia aqui em São Sebastião”, escreveu Augusto na publicação.
Bebê e criança são resgatados por voluntários após fortes chuvas que caíram em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. pic.twitter.com/I7nz8Xg7U1
— Sete Lagoas.com.br (@SeteLagoas) February 21, 2023
Situação no litoral norte
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume superou 600 milímetros em menos de oito horas. Até o momento, foram confirmados 36 óbitos, sendo 35 em São Sebastião e uma criança no município de Ubatuba, também no litoral norte do estado.
Os serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão da queda de postes e a entrada de sedimentos nas estações de tratamento de água. As concessionárias responsáveis atuam para restabelecer o fornecimento dos serviços essenciais. A prioridade é o socorro às vítimas e o fornecimento aos mais de 970 desalojados e 747 desabrigados, informou o governo de São Paulo.
Da Redação com Revista Crescer