Um professor de história de Santa Catarina, que já havia sido afastado por fazer apologia ao nazismo em sala de aula, protagonizou nova polêmica nessa segunda-feira (13). Vídeo registrado por alunos de uma escola do município de Imbituba mostra o momento em que Rubenval Duarte diz admirar o líder nazista Adolf Hitler.
“O Hitler botava umas roupas aqui para encher o peito, e ele tinha pernas curtas, era baixinho”, diz o professor em determinado momento. Um dos adolescentes, então, contesta: “E o professor apoia o que ele fez?”.
“Sim, claro. Por isso que me chamam de nazista”. O aluno então questiona se o professor apoia o nazismo e o docente chega a perguntar se “tem alguém gravando” antes de responder.
“Cara, eu tenho a imaginação que pela época… tem alguém gravando?… eu tenho uma admiração pelo Hitler enormemente. Mas pera lá, não confundam aqui, eu sou um cara que está lendo o Hitler”, diz ele.
Em nota enviada ao BHAZ, a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina disse que “assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira (14) começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que existe um processo em andamento”.
“Hitler melhor que Jesus”
Em novembro do ano passado, Rubenval foi afastado do cargo por 60 dias após fazer discursos nazistas em um grupo de WhatsApp. Nas mensagens, ele chega a afirmar que “Hitler foi melhor que Jesus” e que “se tivéssemos Hitler como governo não seríamos o país de idiotas que somos”.
“Minha opinião sobre o nazismo que surgiu no entre guerras é super favorável… Hitler (SIC) tinha razão, tem classe superior e classe inferior, por exemplo aqueles que votaram em Lula são inferior (SIC). O arianismo está em voga”, escreveu ele, na época.
Com BHAZ