O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai criar um selo de qualidade e segurança para que alunos não tenham problemas com materiais escolares.
De acordo com o instituto, 22 produtos que fazem parte das listas de material escolar vão passar por uma avaliação rigorosa do Inmetro. Após a análise, todos os produtos aprovados vão ganhar um selo de qualidade e segurança.
Para concessão do selo, os laboratórios vão levar em consideração a presença de metais pesados, como chumbo e cádmio, presentes em tintas e plásticos coloridos. Outros detalhes que serão analisados serão as substâncias que podem provocar câncer.
Será testado ainda o grau de toxidade de massinhas de modelagem para evitar a irritação na pele. Além disso, será avaliado o grau de resistência de alguns objetos para ver se suportam mordidas ou se quebram com facilidade.
Segundo o Inmetro, a medida ocorre em função do crescente aumento do número de acidentes com objetos infantis. O Inmetro disse ainda que os fabricantes terão um prazo para se adequar. O prazo máximo, entretanto, ainda não foi divulgado.
Os pais que quiserem informações ou tiverem denúncias sobre a qualidade dos materiais escolares podem ligar para o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). O telefone é 0800-282-3040.
da redação com informações do G1