O ministro do meio ambiente, Carlos Minc, anunciou hoje (17), que o Decreto da Mata Atlântica, antiga reivindicação dos ambientalistas brasileiros, deve ser assinado amanhã (18) pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.
A Lei da Mata Atlântica foi aprovada pelo Congresso Nacional, em fevereiro de 2006 mas até hoje não foi regulamentada e segundo o setor ambientalista o atraso dificulta a implementação de medidas para recuperação do bioma e facilita o avanço da devastação da Mata.
De sua área original – cerca de 1,35 milhão de quilômetros quadrados segundo os limites estimados para o bioma a partir do Decreto Federal 750/93 e do Mapa de Vegetação do Brasil do IBGE de 1993 -, apenas 7% da Mata Atlântica estão preservados em pequenas porções distribuídas ao longo de 17 estados do país. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o bioma já chegou a ocupar cerca de 15% do território nacional, e hoje cobre cerca de 1% da extensão do país.