Conforme dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), aproximadamente 4 milhões de cidadãos já obtiveram a nova versão da carteira de identidade. Atualmente, 23 estados e o Distrito Federal já estão oferecendo a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a mais recente atualização do documento.
O propósito da nova carteira é aprimorar a segurança na identificação dos brasileiros, aperfeiçoar os registros administrativos e reduzir casos de fraude no país. Além da versão impressa, o documento também está disponível digitalmente por meio do aplicativo do Gov.br.
Quais são as mudanças com a nova carteira de identidade? A mudança mais significativa introduzida pela nova carteira é a eliminação do Registro Geral (RG). Anteriormente, como era emitido em nível estadual e não federal, cada estado poderia adotar numerações distintas, o que facilitava fraudes. Agora, com a CIN, o único número de identificação será o CPF.
Dessa forma, as principais alterações incluem:
Um único registro de identificação em todo o país, utilizando o número do CPF;
Possibilidade de inclusão de outros dados pessoais e registros civis no mesmo documento, como:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito;
- Documento Nacional de Identificação (DNI);
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
- Registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título de eleitor;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Certificado militar;
- Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e
- Outros certificados de registro e números de inscrição presentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.
Emissão da nova carteira de identidade Para obter o novo documento de identificação, os interessados devem dirigir-se ao órgão responsável pela expedição. Isso pode incluir delegacias civis, unidades do PoupaTempo, Detran, entre outros. Não é necessário ter pressa, pois o documento atual continua válido até 2032.
Após receber a nova carteira de identidade impressa, os cidadãos podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a versão digital da CIN. O processo é semelhante ao já existente para a CNH:
- Acesse o aplicativo do GOV.BR e faça login;
- Após o login, clique no ícone “Carteira de documentos” na tela inicial, e então no botão “+” para adicionar um novo documento;
- Selecione “Carteira de Identidade”;
- Siga as instruções para adicionar a CIN Digital ao seu dispositivo.
Da Redação com Por Dentro de Tudo