Dessa vez, a ação foi registrada em um dos canteiros da Av. Villa Lobos, próximo aos números 1400 e 1482, onde foram quebradas praticamente todas as mudas plantadas pela pasta, sendo atingidas nove mudas em menos de 100m lineares de canteiro central.
Conforme explicado pela secretaria, a substituição arbórea, muitas vezes se faz necessária se tratando de algumas espécies exóticas, invasoras ou até inadequadas para o espaço como, por exemplo, os paus ferros da Av. Villa Lobos. Nessa avenida, as árvores pau-ferro (Caesaupinea ferrea) vêem sendo substituídas gradativamente por mudas de quaresmeiras (Tibouchina granulosa).
Ainda de acordo com o informado, os responsáveis técnicos realizam periodicamente o acompanhamento dos plantios e durante uma vistoria realizada nessa terça, foi constatado o ato de vandalismo. “A maioria das árvores depredadas é por ato de vandalismo logo após o plantio, ainda na fase de adaptação, ocorrendo geralmente à noite. Os vândalos quebram os galhos e troncos das árvores” informou em sua página.
Dados da secretaria revelam que somente em 2011 foi feito o plantio de 96 árvores, sendo que a maioria teve que ser refeita ao longo da Av. Villa Lobos no final do mesmo mês. “Quem depreda árvores está cometendo um crime contra o meio ambiente e contra o patrimônio público. O vandalismo causa prejuízo financeiro e, principalmente, danos à arborização, que faz parte da qualidade de vida de nossa cidade”, reforça a pasta.
Ainda de acordo com a secretaria, para plantar cerca de 10 mil árvores por ano, a Prefeitura tem gastos com água, sementes, embalagens, transporte e mão-de-obra do cultivo, além de técnicos responsáveis pelos projetos. Conforme anunciado a Prefeitura vai intensificar o plantio de árvores nas ruas da cidade. Em caso de dúvidas sobre o programa, basta entrar em contato com o telefone (31)3771-9441.