A BR-040 irá ganhar ainda neste semestre, dez novos radares entre Belo Horizonte e Sete Lagoas, segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Ao todo, serão 12 novos aparelhos, instalados entre Curvelo e Belo Horizonte. Segundo o Dnit, já foram definidos os locais onde os aparelhos serão instalado, sendo que em alguns pontos da rodovia, o monitoramento será feito nos dois sentidos
Na altura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, haverá dois radares em um trecho de apenas 200m. Em Esmeraldas, serão dois em um intervalo de apenas 1 km. Conforme o órgão, o limite de velocidade vai variar entre 60 e 110 km/h.
Apesar do anúncio, nenhuma obra ou melhoria para a BR-040 entre Belo Horizonte e Sete Lagoas foi divulgado pelo Dnit. Uma das ações mais cobradas e que já está em funcionamento em alguns trechos, é o aumento no número de passarelas.
Para os motoristas um alerta, segundo o Dnit, haverá placas informando sobre a presença dos 12 novos radares. A medida contraria uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 22 de dezembro, que desobrigou a colocação de avisos de controle de velocidade próximos dos equipamentos.
A ação é prevista nos editais para a instalação dos equipamentos, publicada antes da norma, e obriga as empresas a colocarem os alertas. As próximas licitações, no entanto, irão dispensar as placas.
Vale lembrar que a revitalização do pavimento e dos acostamentos e a melhoria da sinalização entre a capital e Sete Lagoas, concluídas há cerca de dois meses, custaram R$ 43,5 milhões, segundo o Dnit.
Da redação