Teve início também as sessões da Mostrinha de Cinema, programação dedicada ao público infantil, que contou com a exibição do longa Tainá – Uma Aventura na Amazônia e da série de curtas digitais “Programa Curta Criança 1”. Os curtas digitais também tiveram sua primeira sessão oficial, com a série “Doc 1”, composta por documentários de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
A programação deste domingo abriu com um bate-papo sobre Filme Fobia, com a participação do diretor Kiko Goifman, do ator e teórico Jean-Claude Bernardet e da crítica de cinema Ilana Feldman. Entre os filmes, é a vez de A Concepção, segundo longa-metragem de José Eduardo Belmonte, ser exibido na série Homenagem, enquanto a Mostra Vertentes inicia sua programação com Contratempo, de Malu Mader e Mini Kerti, e Acácio, de Marília Rocha, e a Mostra Olhares apresenta Mistéryos, de Beto Carminatti e Pedro Merege.
Hoje tem início a Mostra Aurora, dedicada a jovens realizadores em seus primeiros longas-metragens, com a exibição de A Casa de Sandro, do diretor carioca Gustavo Beck (premiado por seu curta Ismar). Começam também as sessões de curtas-metragens, com duas séries – uma no Cine-Tenda e outra, ao ar livre, no Cine-Praça – enquanto os curtas digitais continuam suas exibições com a série “Ensaio 1”. Também na segunda começa o 12º Seminário do Cinema Brasileiro: Idéias e Perspectivas, com o Encontro Nacional do Fórum dos Festivais, entidade que congrega representantes de 57 eventos audiovisuais realizados no Brasil e no exterior.
12ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
23 a 31 de janeiro de 2009
Da redação