Para desenvolver ações efetivas de combate ao crack e a outras drogas foi criado em Sete Lagoas o “Comitê Gestor Crack, é possível vencer”. O comitê pretende efetivar o programa de combate ao crack dos Ministérios da Saúde, da Justiça e do Desenvolvimento Social.
Em Sete Lagoas também está prevista a construção do Centro de Atenção Psicossocial Àcool e Outras Drogas, CAPSad, que deverá ser inaugurado em até 100 dias. Veja AQUI.
Para cumprir o prazo o comitê tem realizado reuniões semanais. “Estamos pactuando leitos, recursos e analisando possibilidades para que a unidade comece a funcionar já estruturada, sem maiores problemas”, destaca Roney Gott, secretário adjunto de Saúde.
O CAPSad é considerado indispensável para a cidade no combate as drogas. A Coordenadora da Saúde Mental Luciene Regina Guedes acredita que a criação do centro vai humanizar o atendimento aos usuários. “Hoje não temos um local específico para o tratamento de usuários de álcool e outras drogas. Quando necessário, os mesmos são atendidos no CAPSII e CAPSi”, ressaltou a coordenadora.
As ações de combate as drogas devem gerar ações conjuntas da Secretaria de Saúde, da Superintendência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (SUMAD) e das unidades de saúde mental. “Temos que nos unir em prol de um atendimento adequado, ágil e seguro para nossos usuários. Juntos, vamos conseguir qualificar o atendimento”, enfatiza Wagner Martins, superintendente da SUMAD.
A necessidade de integração também é destacada pelo secretário de saúde Breno Simões: “Há um conjunto de políticas que só podem ser desenvolvidas dentro de uma integração. A implantação do CAPSad será um marco para a cidade e seus moradores. Com esse Centro, vamos garantir atendimento especializado e humanizado aos dependentes químicos, incluindo os usuários de crack e outras drogas que estão aparecendo no mercado”, enfatiza Breno.
Com informações ASCOM Saúde.