A Capela de Santa Helena e toda a região da Serra ainda não eram atendidos pelo sistema de abastecimento de água do Sistema Autônomo de Água e Esgoto SAAE de Sete Lagoas. Na semana da realização da Festa de Santa Helena, de 28 de abril a 6 de maio, as obras necessárias foram ativadas e a água começou a chegar ao alto da serra.
A reivindicação já era feita há 15 anos, segundo conta Vicente Natividade, da Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena, “São 15 anos lutando para trazer água para a Serra. Finalmente, temos água encanada”, comemora Vicente.
A rede tem extensão de 1750 metros levando água suficiente para abastecer todo o Parque da Cascata, incluindo a sede da ONG Adesa e todo entorno da capelinha. O sistema está produzindo 7000 litros de água por hora, com potencial para expansão.
O sistema não demanda o bombeamento contínuo e, por isso, está sendo monitorado para que não haja desperdícios. E, segundo o SAAE, o poço profundo tem 250 metros de profundidade e conta com booster (pontecializador) para possibilitar o envio da água extraída pela bomba submersa até os reservatórios espalhados pelo território da serra.
Segundo informações da assessoria de imprensa do SAAE a obra foi adiada por muitos anos e o abastecimento de água na Serra teve como auxílio a ação do prefeito, Marcio Reinaldo, que havia assumido este compromisso junto com o mandato.
Com informações ASCOM SAAE.