O projeto do Governo de Minas, Transporte sobre Trilhos Regional e Metropolitano, o TREM, que pretende reativar a malha ferroviária do estado para o transporte de passageiros, agora tem o apoio técnico do governo federal.
A parceria entre as esferas foi publicada nesta terça-feira 18, no Diário Oficial da União, DOU. O acordo prevê cooperação entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e o Estado de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte .
A parceria técnica pretende viabilizar “o desenvolvimento de estudos, pesquisas, projetos e demais ações visando à implantação de serviços regionais e metropolitanos de transportes ferroviários de passageiros, de caráter regular, sobre as linhas que cruzam a região metropolitana de Belo Horizonte”, diz o texto, assinado pelo diretor-geral em exercício da ANTT, Jorge Bastos.
O projeto TREM prevê a reativação do transporte de passageiros, com o ínicio das obras previstos para 2014, passando por ferrovias já existentes. Uma das linhas vai ligar Divinópolis a Sete Lagoas, uma segunda Belo Horizonte a Eldorado, passando por Brumadinho, e a terceira linha parte da capital até Ouro Preto. Mais informações na página do projeto, acesse AQUI.