Através do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal, oito alunos do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM terão a oportunidade de estudar e conhecer novas culturas no exterior. Os estudantes já foram selecionados e tem bolsas garantidas nos mais diversos países, como Irlanda, EUA, China, Canadá, Austrália e França. Durante um ano e meio, eles terão aulas de língua, disciplinas na área de interesse e até estágio em empresas internacionais.
Com uma experiência no exterior, os alunos selecionados pelo programa veem uma ótima chance para deixar o currículo profissional ainda mais atrativo. “O programa Ciência sem Fronteiras é uma oportunidade única para minha carreira. A partir dele, terei possibilidade de adquirir fluência no idioma inglês e estudar nos Estados Unidos, onde estão localizadas algumas das melhores universidades do mundo. Sem dúvida, este será um grande diferencial em minha vida profissional no futuro”, avalia Matheus Miranda, aluno de Engenharia Ambiental do UNIFEMM, curso que tem mais estudantes selecionados no CsF.
Para Renata Ferreira Lanza, aluna de Engenharia de Produção Mecânica, a experiência pode ser essencial para seu futuro acadêmico. “A oportunidade se revela no ambiente de especialização, pois as pesquisas e experiências realizadas fora, serão de fundamental importância para a continuidade de meu estudo. Essa experiência será importantíssima para aceitação em Mestrado”, garante.
O primeiro destino escolhido por Saulo Gomes era Portugal, principalmente pela aproximação da língua. Mas o programa sofreu algumas alterações, o que fez o estudante do 9º período de Engenharia Mecânica mudar de País, mas sem sair da Europa. “Como possuía um amigo metalurgista, que estava morando e trabalhando na França e por saber que naquele país há pesquisas que vão ao encontro dos meus interesses, optei por estudar numa instituição francesa”, revela.
Para conseguir uma bolsa no CsF, o aluno precisa passar por várias etapas e cumprir alguns requisitos, dentre eles estudar em uma instituição parceira do programa, como o UNIFEMM. Mas alguns alunos já tiveram a aprovação da universidade no País selecionado e começa a arrumar as malas rumo à nova experiência, como é o caso da estudante de Engenharia Ambiental, Sheyla Cardoso.
Segundo ela, é preciso ler atentamente o edital do programa e não desistir no primeiro obstáculo. “O melhor é ir buscando as informações, pedir auxílio caso tenha alguma dúvida, buscar na internet, procurar se informar, porque muitos obstáculos surgiram até eu chegar nesta etapa final”, aconselha a aluna, que vai para Toronto, no Canadá.
Além de Matheus Miranda, Renata Lanza e Sheyla Cardoso, também foram selecionados pelo programa os alunos do UNIFEMM Matheus Machado, Celina Ferreira Rodrigues, Ana Costa e Gessilane Siqueira. O programa CsF tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos estudantes brasileiros através do intercâmbio de estudos com os mais renomados centros de pesquisa no mundo. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos.
Da Redação