O Programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta (26) Ubiratã Gonzaga, diretor de operações e sócio-fundador da Gran Urbanismo, loteadora que vem desenvolvendo projetos urbanísticos de alta relevância em Sete Lagoas nos últimos anos.
Engenheiro de Produção Civil por formação, Ubiratã tem 36 anos de idade e atua no mercado imobiliário desde 2008 com mais de 5 mil unidades desenvolvidas. Ele também é membro das Associações para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) e da ACI Sete Lagoas.
A Gran Urbanismo foi fundada em 2014 e hoje tem sede em Sete Lagoas. Ubiratã Gonzaga é um dos sócios juntos a Emílio Mosqueira. Atualmente todos os seus empreendimentos são feitos em parceria com a JG Urbanismo, empresa situada em Conselheiro Lafaiete-MG.
Ubiratã explica que a grande extensão territorial do Brasil faz com que muitas bordas de bairros atuais sejam grandes fazendas e áreas abertas. Essa configuração mostra para ele novas oportunidades não apenas de replicar indefinidamente o que já existe na cidade, mas de reproduzir as experiências que deram certo em outros empreendimentos e também aprimorar aquilo que não tenha saído como planejado.
Ele cita como exemplo de bairro em que houve pesquisa de mercado, de estrutura e viabilidade o Nova Serrana, entregue pela empresa em 2016 na região próxima ao Sítio 2001 em Sete Lagoas. Naquele local o projeto foi elaborado pensando-se no que a futura comunidade residente precisaria, como melhores condições de pavimentação, saneamento, drenagem pluvial e espaços de lazer e atividades físicas. Hoje, é um bairro que chama atenção de todos que por lá passam e também dos proprietários de lotes pela qualidade agregada ao espaço.
Ubiratã destaca que a preocupação com tudo que envolve um lançamento como o Nova Serrana está diretamente ligado a melhoria da qualidade de vida de uma população. Um bairro bem estruturado faz com que as políticas públicas ali ofertadas futuramente – como serviços de saúde, segurança e infraestrutura – sejam mais assertivas. O convidado pôde, inclusive, explicar como funciona a assunção de responsabilidades pela manutenção do bairro pelo poder público após o prazo legal em que isso seria atribuição das loteadoras.
A Gran Urbanismo hoje tem sede em Sete Lagoas justamente por acreditar no potencial de negócios urbanísticos que a a cidade possui. Além da entrega do Nova Serrana e do Mirantes da Serra, localizado próximo à BR-040 e entrada frente aos Laticínios Trevinho, Ubiratã Gonzaga revela que a Gran Urbanismo e a JG Urbanismo estão em fase de entrega das obras no novo bairro Serra Verde (nas vizinhanças do Nova Serrana) e que também possuem outros dois empreendimentos em fase de desenvolvimento: um nas proximidades da Lagoa Grande com acesso pela MG-238 e outro em fase de aprovação atrás da Bombril.
Para conhecer uma pouco mais do trabalho das duas empresas e o que elas têm de diferencial, acesse os sites: Gran Urbanismo e JG Urbanismo.
Reveja também o Passando a Limpo: