O número de casos prováveis e confirmados de dengue e chikungunya em Sete Lagoas foram reclassificados no Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde-MG (SES-MG). A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas por meio do setor de Vigilância Epidemiológica fez contato com a pasta estadual para alinhar o preenchimento das informações no sistema que alimenta o painel, pois alguns casos investigados estavam sendo computados como já confirmados.
![Foto: Arquivo/Agência Brasil](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2024/01/dengue-mosquito_Arquivo_Agencia-Brasil-2.jpg)
Com a revisão, são três o número de casos confirmados de dengue no ano em Sete Lagoas – dados de hoje (14) referentes às sete semanas epidemiológicas já computadas em 2025 -. Outros 157 estão em investigação. Apenas um caso de chikungunya foi confirmado e outros 84 estão sendo investigados.
A Vigilância Epidemiológica informou ao SeteLagoas.com.br que todos os casos suspeitos de arboviroses atendidos tanto na rede pública de saúde do município quanto privada devem ser informados à pasta através de notificações compulsórias. A partir disso, são feitos exames laboratoriais para confirmação ou descarte da hipótese das doenças.
O setor também esclareceu que até agora a situação é menos crítica que a do mesmo período do ano passado, o que possibilita investigação integral dos casos. Em comparação com as sete primeiras semanas epidemiológicas de 2024, eram 11.839 casos confirmados de chikungunya e 6.026 de dengue naquela altura.
Em nota a SES-MG esclarece que “realizou retificações nos registros de casos de dengue e chikungunya. Durante a revisão, foi constatado que alguns casos prováveis haviam sido registrados como confirmados. A correção já foi efetuada, assegurando maior precisão nas informações epidemiológicas”
A SES-MG destaca também que “o sistema de notificação é atualizado de forma online e diretamente pelos municípios, com os dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O correto registro das informações é essencial para garantir o monitoramento e o planejamento eficaz das ações de enfrentamento às arboviroses em Minas Gerais”.
Número para controle da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde informa o novo contato do Controle de Dengue em Sete Lagoas: 0800 000 1466. O telefone recebe denúncias de foco do Aedes aegypti e esclarecimentos sobre a prevenção da dengue.
Como se prevenir
- Mantenha os tambores sempre tampados, é um dos criadouros que mais encontra foco do mosquito em nosso município;
- Retire os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia neles e não deixe que água se acumule nas folhas das plantas;
- Lave as vasilhas de água dos seus animais domésticos semanalmente com água, bucha e sabão.
- Verifique se há algum ralo entupido ou caixa de passagem na casa e mantenha todos fechados quando estiverem fora de uso.
- Retire folhas e outros tipos de sujeira que impeçam o fluxo da água nas calhas;
- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada;
- Guarde as garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, galões, tonéis e latas devem ser mantidos vedados.
- Pneus devem ser guardados em locais cobertos, onde não fiquem expostos a chuva;
- Limpe sempre as bandejas de geladeira, umidificador e do ar-condicionado, retirando a água acumulada;
- Se você tem piscina em casa, limpe-a semanalmente e aplique cloro.
- Evite acumular lixo e entulho no quintal. Na hora do descarte feche bem os sacos e mantenha a lixeira tampada;
- Puxe com rodo qualquer poça d’água acumulada sobre lajes sem telhado.