Ainda recuperando o fôlego após curtir as festas de fim de ano muitos consumidores já estão planejando como pagar as contas de janeiro. O primeiro mês do ano é tradicionalmente o mês das contas. Além do vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que sofrerá reajuste em Sete Lagoas, e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), chega a hora de comprar material escolar, retomar as mensalidades da escola/faculdade, considerando que os valores também devem sofrer reajustes.
A prefeitura vai, a partir de janeiro reajustar a tarifa paga ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, em 9,9026%. O decreto 4.828 autoriza o acréscimo a partir do primeiro dia do ano. As contas enviadas em fevereiro já terão o valor reajustado em quase 10%.
De acordo com o consultor financeiro Paulo Vieira administrar bem o dinheiro para pagar as contas no início do ano pode fazer a diferença entre passar o ano bem ou mal. Segundo o especialista quem está financeiramente equilibrado deve optar pelo pagamento do IPTU e do IPVA à vista. Se pagos de uma vez, os descontos são de, respectivamente, 7% e 3%.
O IPVA em Minas ficará cerca de 5,8% mais barato em 2014. A redução, somada ao abatimento para quem paga à vista, é um alento para o consumidor. A diferença pode ser alocada no pagamento de outra conta, como a de material escolar.
A empresária Joana Moura conta que antes de 2013 acabar ela já pensava nas contas de janeiro. “Eu gosto de planejar antes porque tem férias, período de festas e a gente acaba gastando mais. Depois restam as contas e acaba embaralhando tudo”, adverte.
Para que experiências negativas de antes não se repetissem Joana reservou parte da renda de dezembro para conseguir pagar grande parte das despesas à vista. Desta forma ela espera começar o ano tranquila, para terminar 2014 ainda melhor. “Espero que seja um ano bem produtivo, de bons negócios e muitas vendas”, almeja.
por Juliana Nunes