A contadora e perita trabalhista Nilza Medeiros foi a convidada do programa “Passando a Limpo” desta sexta-feira (28). Proprietária do renomado escritório de Contabilidade Medeiros, Nilza traz consigo uma bagagem de mais de 15 anos de experiência nas diversas áreas da contabilidade, com experiência notável em planejamento tributário, Holding Familiar – Patrimonial e Sucessória – e planejamento contábil tributário voltado para o setor do agronegócio.

A pauta do programa foi a declaração do Imposto de Renda (IRPF) 2025. O prazo para envio da declaração está aberto desde o último dia 17 e termina em 30 de maio, às 23h59min59s. O programa utilizado já está disponível para download, bem como aplicativo da Receita Federal para celulares. A declaração pré-preenchida só começará a ser recebida em 1º de abril.

Nilza Medeiros abordou também a crescente digitalização dos serviços da Receita Federal, algo que vem sendo notado desde a pandemia de Covid-19.
Além disso, outro ponto citado pela contadora foi a emissão de recibos digitais por profissionais da saúde por meio do Receita Saúde. Esse aplicativo permite tais despesas com esses profissionais possam ser automaticamente lançadas como dedutíveis, facilitando a declaração de contribuintes e reduzindo o número de pessoas na malha fina.
A temida malha fina também recebeu destaque na entrevista. Nilza Medeiros pôde explicar situações que levam contribuintes a serem incluídos na lista de pendências com a Receita Federal e como evitá-las. A especialista destaca que a importância de organizar muito bem documentos e informações financeiras ao longo do ano para, não só facilitar as declarações, mas para reunir provas em caso de malha fina.