O Ponto de Cultura Quintal Boi da Manta, conhecido por sua atuação na cena cultural de Sete Lagoas, anuncia uma importante iniciativa de inclusão e acessibilidade. A partir do próximo dia 12, o espaço sediará oficinas de conhecimento básico em Libras – Língua Brasileira de Sinais, em parceria com os experientes professores Geraldo Fonseca e Luciana Caldeira.

As aulas, com carga horária total de 16 horas, serão realizadas aos sábados, quinzenalmente, das 9h às 11h. A iniciativa é aberta a todos os públicos a partir de 12 anos de idade e tem como objetivo introduzir os participantes ao universo da Libras, abordando desde o alfabeto manual e conhecimentos básicos da língua até aspectos cruciais da cultura e identidade surda, desmistificando conceitos e apresentando a realidade das comunidades surdas e suas associações.
Paulinho do Boi, gestor do Ponto de Cultura, expressa sua satisfação em promover essa ação: “Sempre acolhemos, em nosso Quintal, pessoas da comunidade surda. A maioria de nossos espetáculos conta com um profissional de tradução em Libras. Dessa vez resolvemos abrir espaço para formação de pessoas que queiram aprender e abrir o leque de comunicação com a comunidade surda de nossa cidade. É mais do que necessário”.
Para viabilizar a iniciativa e valorizar o trabalho dos educadores, será cobrada uma ajuda de custo mensal de R$ 100,00.
Sobre os Oficineiros:
O professor Geraldo Fonseca é surdo, graduado em Letras Libras pelo IFNMG e atua há 8 anos como Instrutor de Libras na Superintendência Estadual de MG – SRE, abrangendo as cidades de Curvelo, Diamantina e Sete Lagoas. Sua experiência e vivência na comunidade surda enriquecerão o aprendizado dos participantes.
A professora Luciana Caldeira, ouvinte e intérprete de Libras, possui graduação em Letras Libras pela Uniasselvi e Pedagogia pela Anhembi Morumbi. Atualmente, trabalha com tradução e interpretação na SEE, na E. E. Dr. Arthur Bernardes, e leciona no Curso Técnico de Tradução e Interpretação da SEE. Sua atuação na área cultural de Sete Lagoas, em parceria com o Quintal Boi da Manta em diversos projetos, demonstra seu comprometimento com a inclusão e a disseminação da Libras.
Serviço:
- O quê: Oficinas de Conhecimento Básico de Libras, Cultura e Identidade Surda
- Onde: Ponto de Cultura Quintal Boi da Manta – Rua João Pinheiro, 174, centro, Sete Lagoas.
- Quando: A partir de 12 de abril, sábados quinzenais, das 9h às 11h (carga horária total de 16h).
- Público: Livre para pessoas a partir de 12 anos.
- Investimento: Ajuda de custo de R$ 100,00 por mês.
- Inscrições e informações: Através do link ou pelo WhatsApp (31) 9 9182-2219 (Luciana Caldeira).