Sete Lagoas se torna palco de um projeto inspirador que busca fortalecer a identidade e valorizar a ancestralidade africana entre meninas, adolescentes e crianças negras. O Projeto Abayomi, uma iniciativa cultural e educativa sem fins lucrativos, nasceu do desejo dos jovens artistas e educadores Mateus Henrique Avelar Calixto (Ferruge) e Ashley Lorraine de criar um espaço de acolhimento, aprendizado e celebração da cultura afro-brasileira.

Unindo vivências pessoais e saberes ancestrais, Ferruge e Ashley idealizaram o Abayomi como uma ação transformadora que resgata conhecimentos tradicionais, cultiva o sentimento de pertencimento e estreita laços entre as gerações. O nome do projeto, “Abayomi”, remete à cultura iorubá e significa “aquela que traz alegria”, em alusão às bonecas artesanais confeccionadas por mulheres africanas nos navios negreiros, oferecidas como símbolo de cuidado, resistência e proteção às crianças.

Inspirado nessa poderosa representação, o Projeto Abayomi promove um ambiente de cura, reconstrução e afirmação da identidade através de diversas atividades. Oficinas de artesanato, rodas de capoeira, contação de histórias africanas, danças, vivências com ervas, músicas e rodas de conversa compõem a programação, sempre com o objetivo de valorizar as raízes africanas e construir um espaço seguro, criativo e afetuoso para as participantes.
O projeto se desenvolve em dois importantes locais da cidade: a acolhedora pracinha do São Cristóvão e o Lar de Maria, uma comunidade dedicada ao apoio de famílias e pessoas carentes através de doações e ações sociais. A parceria com o Lar de Maria amplia o alcance do Abayomi, levando suas atividades para um público ainda mais vulnerável.
Idealizadores

Por trás do Projeto Abayomi estão dois jovens talentos com forte ligação com a cultura afro-brasileira. Ferruge (Calixto) é capoeirista, educador cultural, artesão e barbeiro, com vasta experiência em rodas, oficinas e vivências populares. Ele também é cofundador do coletivo Baobá Artes, através do qual desenvolve trabalhos focados na estética e identidade negra.
Ashley Lorraine, por sua vez, é artista, terapeuta holística e estudante de farmácia. Sua jornada com práticas naturais começou na adolescência, e desde então, ela atua com saberes ancestrais, ervas, artes visuais e espiritualidade afro-brasileira. Assim como Ferruge, é cofundadora do Baobá Artes e idealizadora de diversas iniciativas ligadas à cultura afroindígena.
Oportunidade para jovens e criança de Sete Lagoas
O Projeto Abayomi está aberto para meninas com idade entre 5 e 17 anos que desejam mergulhar no universo da cultura afro-brasileira, fortalecer sua identidade e criar laços em um ambiente acolhedor. As inscrições podem ser realizadas através dos contatos telefônicos: (31) 99861-8214 (Ashley) e (31) 99926-4343 (Mateus).
Para acompanhar as novidades e conhecer mais sobre o trabalho inspirador do projeto, basta seguir o perfil no Instagram: @baoba_artes25.