Apesar de reunir palestrantes e pesquisadores renomados e uma proposta de agricultura revolucionária a IV Feira de Agricultura Orgânica de Minas Gerais que acontece em Sete Lagoas até sexta-feira, 1°, ainda é pouco aproveitada por produtores da cidade.
Com diversas atividades teóricas e práticas gratuitas a participação da população da cidade, que tem na agricultura familiar e nas hortas comunitárias uma importante parcela da economia local, ainda é tímida. Mas a expectativa é que esse quadro mude já ao longo deste evento.
A feira já teve três edições nos anos de 2002 a 2004 e em 2014 retoma suas atividades por iniciativa da empresa de Belo Horizonte Central de Eventos e Promoções e realização da prefeitura de Sete Lagoas.
A diretora da Central de Eventos e Promoções, Leila Mara, destacou a relevância da realização da feira para o setor de agricultura orgânica. “Esta feira é de grande importância para Sete Lagoas, mas a cidade ainda não acordou para essa importância”, destacou a diretora que enfatizou que a cidade é um pólo de agricultura.
O curador do evento Dr João Batista da Silva destacou que a feira é um espaço de troca de conhecimentos com atividades como a vitrine que possibilita aos presentes acessos a técnica de como se produz a agricultura orgânica. “Agradeço aos palestrantes, porque são eles que vão trazer a riqueza de conhecimento a que esse evento se propõe”.
A sexta-feira será dedicada a abordagem também da fitoterapia e a homeopatia. O presidente do Conselho regional de Farmácia Vanderlei Machado destacou que o evento marca o fortalecimento da agricultura orgânica da nossa região. “Nós farmacêuticos sabemos que a qualidade da saúde da população está diretamente ligada a qualidade dos alimentos”, enfatizou Machado.
O vice-prefeito Ronaldo João, também esteve presente na abertura, e lembrou a tradição das feiras da cidade que vendem produtos de agricultura familiar e das hortas comunitárias. “Temos muita satisfação pelo bem que a realização desta feira vai trazer para a nossa cidade”, destacou o vice que lamentou “Nossa região realmente não assume corretamente essa feira”.
Confira AQUI a programação.
Por Nayara Souza.